A rede subtropical de pesquisa de fator de emissão de óxido nitroso (FE-N2O) de fertilizantes nitrogenados em cereais de inverno será conduzida na região Sul do Brasil e visa avaliar qual a proporção do N aplicado em cereais de inverno que é liberado para a atmosfera como N2O.
A rede será conduzida inicialmente em 10 locais, sendo quatro no PR, dois em SC e quatro no RS. Como resultados da rede, pretende-se, a partir da determinação do FE-N2O da ureia comum, subsidiar os inventários nacionais no cálculo das emissões provindas do uso deste fertilizante nitrogenado, bem como comparar o FE-N2O determinado com o valor de 1,6% preconizado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) para regiões úmidas. Adicionalmente, duas ou três fontes nitrogenadas serão avaliadas quanto ao seu potencial de mitigar as emissões de N2O comparativamente à ureia comum.
Esta rede de pesquisa será iniciada no inverno de 2025, no âmbito do INCT de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. No RS, a rede também conta com recursos financeiros da Fapergs nas ações conduzidas pela UFRGS (Editais Rites e Monitora).
Interessado em participar desta rede de pesquisa? Entre em contato através dos e-mails: inctabc1@gmail.com e cimelio.bayer@ufrgs.br
Commentaires