top of page
Buscar
  • Foto do escritorinctabec

CONHEÇA A REDE SUBTROPICAL DE PESQUISA DE FE-N2O DE FERTILIZANTES NITROGENADOS NA CULTURA DO MILHO


Essa rede de pesquisa se destina a determinar o fator de emissão de óxido nitroso (FE-N2O) de fertilizantes nitrogenados na cultura do milho, cujas ações de pesquisa irão ser conduzidas em 17 locais distribuídos nos três estados do Sul do Brasil (seis no PR, três em SC, e oito no RS).  

A partir dos resultados que serão obtidos pretende-se determinar o FE-N2O da ureia comum que é o principal fertilizante nitrogenado usado no Brasil, e comparar os valores determinados na rede com o valor de 1,6% preconizado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) para regiões úmidas. Os resultados também irão subsidiar a elaboração dos inventários nacionais quanto às emissões decorrentes do uso de fertilizantes nitrogenados. Adicionalmente, duas ou três fontes nitrogenadas serão avaliadas quanto ao seu potencial de mitigar as emissões de N2O comparativamente à ureia comum.

Esta rede de pesquisa está indo para a 3ª e última safra e é financiada pelo YARD/Yara Internacional e, mais recentemente, também conta com recursos do CNPq (INCT-Agricultura de Baixo Carbono) e Fapergs (Editais Rites e Monitora).

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page